Dúvidas Frequentes

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1 - O que é bilhetagem eletrônica?

A bilhetagem eletrônica é a forma automatizada de recebimento das tarifas do transporte coletivo urbano em Poços de Caldas. No sistema de bilhetagem as passagens são pagas através de cartões eletrônicos que, ao serem apresentados aos equipamentos instalados no interior dos ônibus (validadores), irão efetuar o debito da tarifa, liberando a catraca para a passagem do usuário.

Esse sistema utiliza cartões que possuem informações de identificação do usuário e que armazena os valores dos créditos que neles são depositados. Além disso, o passageiro poderá acompanhar a operação pelo visor do validador, que mostrara o saldo restante do cartão.

2 - O que é o Cartão Amigo?

É um cartão eletrônico inteligente (smart card), de uso pessoal, intransferível, que armazena créditos de passagens a serem utilizados pelos usuários no sistema de bilhetagem eletrônica do Transporte Coletivo de Poços de Caldas.      

3 - Os usuários do transporte coletivo de Poços de Caldas são obrigados a ter o Cartão Amigo?

Não, o usuário pode pagar a tarifa em dinheiro no momento do embarque.

4 - Quais as vantagens do sistema de bilhetagem eletrônica?

- Maior segurança nos ônibus e terminais em razão da redução do volume de dinheiro em moeda circulante, evitando roubo e assalto;

- Redução no tempo de embarque: uma vez que o cobrador não terá problemas com a demora do troco;

- Possibilidade de bloqueio do cartão com a recuperação dos créditos não utilizados;

5 - O que fazer em caso de roubo, furto, extravio do cartão?

A solicitação de bloqueio poderá ser feita nos seguintes locais:

- Na Agência Amigo de segunda à sexta feira no horário comercial de 08:00 18:00hrs, pode ser realizada pessoalmente ou por telefone.

- Nas Estações de Ônibus (Sul, Vila Nova e Vila Cruz),

Segunda a sexta feira das 08:30 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas.

Sábados das 09:00 às 12:00 horas.

-Na Estação de Ônibus Central,

 Segunda a Sábado das 06:00 às 22:00 horas.

 Domingos e Feriados das 08:00 às 20:00 horas.

Nas Estações de Ônibus a solicitação de bloqueio deverá ser efetuada por escrito, e assinada pelo usuário, informando os dados pessoais, endereço, nome, data, o motivo do bloqueio do cartão e de qual modelo é o cartão.

6 – Como faço para retirar a segunda via do meu cartão bloqueado?

Após 24 horas do bloqueio o usuário deverá se dirigir à Agencia Amigo das 08:00h às 18:00h, munido de documento pessoal com foto e deverá ser efetuado o pagamento da segunda via do cartão pelo usuário no valor correspondente a 2,5 (duas e meia) vezes o valor da tarifa vigente.

A confecção do novo cartão e reembolso dos créditos restantes, será efetuada imediatamente após o pagamento da 2ª via e averiguação do saldo do cartão anterior.

7 - Qual a validade dos créditos do Cartão Amigo?

Os créditos do cartão amigo não tem prazo de validade.

8 - Há limite máximo de créditos que podem ser carregados no Cartão Amigo?

Para os cartões das Classes Vale Transporte e Cidadão os créditos existentes acumulados é até o limite máximo de R$1.200,00.

9 - Como podem ser comprados os créditos para o Cartão Amigo Vale Transporte?

A compra disponibilizada para pessoas jurídica será pela internet através do site da www.circullare.com.br através de senha e login, pelo serviço Compra Fácil ou ainda diretamente na Agencia Amigo.

10- Como faço para obter o Cartão Amigo Vale Transporte?

Somente a empresa em que você trabalha, poderá solicitar o Cartão Amigo Vale Transporte.

11- Posso emprestar meu Cartão Amigo Vale Transporte?

Não, o cartão é de uso pessoal e intransferível, não podendo ser emprestado ou deixado no poder de outra pessoa que não seja o titular.

Qualquer má utilização do Cartão Amigo Vale Transporte por terceiro será de total responsabilidade do titular do cartão.

“A declaração falsa ou o uso indevido do Vale-Transporte constitui falta grave”, conforme Lei nº 4.718 de 16 de Dezembro de 1985 – Art. 7º § 3º. Inclusive passível de demissão por justa causa.

12- Como eu verifico o saldo de créditos contido no meu cartão?

No momento em que o usuário for apresentar o cartão no validador, ele mostrará o saldo e o valor da tarifa que está sendo debitada. no terminal de consulta das estações e Agencia. Amigo.

13 - O cartão terá custo para o usuário?

Não. A primeira via do cartão é cedida ao usuário em forma de comodato, devendo o usuário zelar pela integridade do cartão. Se bem cuidado e utilizado, o seu prazo de validade é de 10 (dez) anos.

Atenção: Em caso, de perda, roubo ou dano ao cartão, será cobrada a emissão da segunda via e outras vias subsequentes. Por isso não dobre, não molhe, não amasse, não fure e não exponha o cartão ao calor.

14 – Sou estudante posso ter acesso ao Cartão Amigo Escolar?

Somente os alunos e professores do ensino fundamental e médio das escolas municipais e estaduais e aquelas mantidas por entidades filantrópicas tem o direito a utilização do catão escolar com 50% de desconto.

15 – Como faço para fazer meu Cartão Amigo Escolar?

Sendo aluno do ensino fundamental e médio das escolas municipais e estaduais e aquelas mantidas por entidades filantrópicas, você deve comparecer na Agência Amigo e solicitar a ficha cadastral e a relação de documentos.

16 – Sou estudante Universitário, tenho direito ao meio passe estudantil?

Não, existe o meio passe para estudantes universitários, existe linha especial que atende os alunos universitários (PUC, Pitágoras e Unifal) com desconto de 50%, para ter acesso ao serviço é necessário comparecer a Agencia Amigo e solicitar a relação e documentos para cadastro.

17 – Já tenho o Cartão escolar, todo ano tenho que revalidar o cartão?

Sim, anualmente os alunos devem efetuar o recadastramento escolar, onde serão atualizados todos os dados cadastrais, escola, serie que aluno está e a vigência do cartão.

18 – Tenho créditos do ano anterior no meu cartão escolar, posso utilizá-los este ano.

Após o recadastramento escolar a vigência do cartão é atualizada e todos os créditos contidos no cartão voltam a valer e podem ser utilizados normalmente.

19 - Se eu já tiver um cartão amigo Vale Transporte, posso fazer um cartão amigo cidadão?

Não, o cartão é vinculado ao CPF do usuário, não sendo possível o cadastro de mais de um cartão por CPF, porém é possível colocar crédito comum no mesmo cartão.

20 - O que é o sistema de carga embarcada?

É o sistema onde a recarga dos créditos dos cartões de vale transporte fica disponível no ônibus, após o pedido efetuado pela empresa cliente para seus respectivos funcionários, sendo que no momento do embarque do usuário e apresentação do cartão no validador  o mesmo já é carregado automaticamente.

21 - Qual limite de compra de créditos eletrônicos para passe escolar?

De acordo com a legislação municipal a quantidade de créditos disponível para o cartão escolar, é estabelecida de acordo com a localização da escola e localização do endereço residencial do aluno e ainda quantas vezes o aluno utilizará o cartão por dia para ir e vir da escola, que é verificado no ato do cadastramento escolar. As cotas definidas no sistema são 42, 84 e 126 créditos mensais.

22 – Quais informações aparecem no display do validador quando apresento meu cartão?

As seguintes informações aparecem no validador ao apresentar o cartão:

Valor da tarifa, Saldo, Restam e Total: Sendo que o total é a quantidade total que existe no cartão; o saldo é a quantidade que o cartão tem em determinada área de onde está sendo debitado o crédito daquela passagem, e o Restam são os créditos que restam nas demais  áreas do cartão, então saldo + restam é igual a quantidade total que existe no cartão.

23 – Qual o valor mínimo que posso carregar no meu cartão?

O valor mínimo permitido pelo sistema para carregar o cartão é de 01 tarifa vigente.

24 - Tenho cartão cidadão e não sou vinculado a nenhuma empresa, onde posso comprar os créditos?

Os créditos podem ser compras nas estações de ônibus Central, Vila Nova, Vila Cruz, Sul e na Agencia Amigo.